24/03 - Dia Mundial em combate a Tuberculose

Clique na imagem para ampliar.

    O Brasil é um dos países com maior número de casos de tuberculose no mundo e, desde 2003, a doença é considerada como prioritária na agenda política do Ministério da Saúde. Embora seja uma doença com diagnóstico e tratamento realizados de forma universal e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde, ainda temos barreiras no acesso e acontecem aproximadamente 69 mil casos novos a cada ano.

   Como parte do esforço global para redução do coeficiente de incidência e mortalidade, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (CGPNCT), decidiu elaborar o plano nacional com o objetivo de acabar com a tuberculose como problema de saúde pública no Brasil, atingindo a meta de menos de 10 casos por 100 mil habitantes, até o ano de 2035.

     Para isso o Programa de Controle da tuberculose na cidade de Itaboraí busca estratégias que fortaleçam o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento da tuberculose, resultando na diminuição da incidência e do número de mortes pela doença no país.

 

EVENTOS QUE PROMOVE SEMANA DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

 

19/03 – Abertura na Secretaria de Saúde – Conscientização dos seus profissionais sobre o tema “tuberculose”

 

20/03 – Atividades educativas sobre a Tuberculose

 

20/03 – Discurso em plenário da Câmara dos Vereadores sobre o programa de controle da tuberculose

 

21/03 – Sala de Espera com o tema Tuberculose

 

21/03 – Audiência Publica / Abertura da frente Parlamentar da Tuberculose IST, HIV/AIDS, na Câmara Municipal de Itaboraí.

 

22/03 - Atividades educativas sobre a Tuberculose

 

23/03 - Atividades educativas sobre a Tuberculose

 

26/03 - Atividades educativas sobre a Tuberculose e de Mobilização Social em Prol do Controle da Tuberculose.

 

27/03 - IV Seminário De Avaliação E Fórum De Pesquisa Operacionais Do Programa De Controle Da Tuberculose

 

28/03 - Grupo de adesão ao tratamento da tuberculose/Atividades educativas sobre a Tuberculose e de Mobilização Social em Prol do

Controle da Tuberculose.

 

O objetivo deste dia mundial de combate à tuberculose e alertar a população sobre a principal doença infecciosa do mundo que causa em torno de 5 mil mortes por dia globalmente segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Horário de Atendimento: Segunda-feira à Sexta-feira de 10:00hs às 16:00hs