top of page

Primeiro Seminário Intersetorial de Conscientização do Autismo é realizado na Câmara de Vereadores de Itaboraí

concientização autismo.jpeg

   No plenário da Câmara de Vereadores de Itaboraí, aconteceu o Primeiro Seminário Intersetorial de Conscientização do Autismo. O evento reuniu profissionais da educação e da saúde e também teve a participação de Berenice Piana, idealizadora da Clínica Escola do Autista de Itaboraí, a primeira do Brasil.

  O seminário foi uma iniciativa do vereador Ramon Vieira, em parceria com a secretaria municipal de educação, em celebração ao mês de conscientização sobre o autismo . Segundo o vereador, o encontro surgiu do diálogo de pais e mães de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). "Fizemos rodas de diálogo pelos bairros, ouvimos pais e mães, isso foi fundamental para entender a necessidade dos moradores e das pessoas com TEA do nosso município", disse o parlamentar.

  O evento promoveu a conscientização e a inclusão das pessoas com autismo na sociedade. 

   A participação de Berenice Piana, referência na área, foi um dos pontos altos do evento. Berenice é co-autora da primeira Lei Federal que  garante direitos aos autistas, ela também é idealizadora  da Clínica Escola do Autista de Itaboraí, a primeira do Brasil. Berenice destacou a luta pelo cumprimento das leis.
  "Não é fácil, todos os dias encontramos barreiras. Muitas vezes a sociedade e o poder público desconhecem as leis. Então precisamos andar com a lei dentro da bolsa para poder cobrarmos o cumprimento dela", destacou Berenice

bottom of page